Sinais de Problemas no Útero
- Agência Hoppa
- 26 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Perceber alguma mudança no órgão sexual feminino, é mais difícil do que no masculino, mas você sabia que o corpo dá sinais de que pode haver um problema no útero? Confira seis sinais:
Irregularidade na menstruação: fluxos muito intensos e contínuos podem indicar uma hemorragia, mas deve-se ficar atento, também, à falta de menstruação;
Dores durante o ato sexual: é preciso perceber se as dores vêm do útero ou durante a penetração;
Inchaços: só são normais no período que antecede a menstruação;
Cólicas: se forem fortes acarretando em ânsia de vômito é importante procurar um especialista;
Odor ruim: a secreção vaginal não deve produzir cheiros fortes;
Dificuldade para engravidar: pode ser um sinal de um problema mais sério.
Conheça algumas doenças que podem ser desenvolvidas no útero:
Mioma: tumores benignos, que podem ser tratados com medicamentos ou processos cirúrgicos. Os principais sintomas são ciclos menstruais mais longos que o normal, cólicas intensas, necessidade de urinar frequentes e dores durante o ato sexual.
Existem três tipos de miomas: intra-mural (dentro da camada muscular do útero), submucoso (dentro da cavidade uterina) e subseroso (lado externo do útero).
Endometriose: doença inflamatória provocada pelas células do endométrio que migram para os ovários, ou para a cavidade abdominal, voltando a se multiplicar. Os sintomas são, geralmente, cólicas menstruais intensas, dor pélvica durante o ato sexual e infertilidade.
Pólipos Endocervicais: pequenos tumores que se formam na parede do útero, que podem ocasionar sangramentos vaginais fora do período menstrual, principalmente após o ato sexual.
Câncer de colo de útero: o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero é a infecção pelo vírus HPV.
Saiba mais sobre o câncer de colo de útero no link: (link do último texto)
Comments