Bexiga Hiperativa
- Agência Hoppa
- 14 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

Bexiga Hiperativa é uma doença onde há a contração do músculo urinário durante o seu enchimento, dessa forma, ocasiona uma vontade de urinar maior que oito vezes ao dia. Muitos indivíduos acordam mais que uma vez durante o sono para ir ao banheiro, ou perdem o controle do fluxo urinário.
Há duas definições para a bexiga hiperativa: idiopática, quando não possui uma causa definida; e neurogênica, quando derivada de uma doença neurológica, como derrame, Parkinson ou Alzheimer.
Os sintomas se resumem principalmente em:
Urgência Miccional: urgência de urinar repentina;
Incontinência Urinária por Urgência: perda do controle do fluxo urinário;
Aumento da frequência urinária: necessidade extrema de ir ao banheiro;
As causas para tal doença podem ser: congênitas, obtidas antes do nascimento; adquiridas após traumas, doenças infecciosas, degenerativas, vasculares, inflamatórias, pós cirurgias ou, ainda, pós radioterapias; ou idiopáticas, sem uma causa definida.
O tratamento é feito através da reeducação da bexiga, horários são programados para ir ao banheiro, há a maior ingestão de alimentos ricos em fibras e a quantidade de líquidos ingeridos é controlada, além da medicação indicada pelo médico. Todavia se os remédios não funcionarem, recomenda-se a fisioterapia que com o auxílio de um aparelho tentará reabilitar o assoalho pélvico.
Pacientes com Bexiga Hiperativa possuem, muitas vezes, uma autoestima baixa por conta dos impactos que a doença causa no físico e psicológico dos indivíduos. Se você possui algum desses sintomas, procure um médico, somente ele poderá lhe orientar para um tratamento certeiro!
Comentários