Bexiga Neurogênica
- Agência Hoppa
- 18 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

A bexiga neurogênica impossibilita o controle da urina deforma adequada. Essa doença é causada por alterações genéticas ou neurológicas no sistema nervoso central ou nervos periféricos envolvidos no controle da micção do individuo.
Existem dois tipos de bexigas neurogênicas: a hipoativa, que não se contrai voluntariamente e não se esvazia por completo; e a hiperativa, caracterizada pela perda involuntária de urina.
Os sintomas de tal doença podem ser:
• Esvaziamento incompleto da bexiga;
• Perda de pequenas ou grandes quantidades de urina involuntariamente;
• Infecções urinárias frequentes o que pode comprometer os rins.
Em muitos casos a bexiga neurogênica não tem cura, dessa forma o tratamento somente melhora a condição do individuo, contudo quando causada por doenças neurológicas reversíveis ao tratar pode-se fazer com que o funcionamento da bexiga volte ao normal.
Os tipos de tratamento variam de acordo com a causa da doença, dessa forma, de uma maneira geral ele é completo. Pode evolver desde uma cirurgia de desvio da urina e fisioterapias, até ouso de medicamentos e da toxina botulínica (botox).
O diagnóstico da doença pode ser realizado por um neurologista após avaliar exames
como ultrassonografias, uretrocistografias eurodinâmicos. Somente um médico poderá dar um diagnostico preciso e identificar a causa da doença, procure um especialista!
コメント