
AGENDE SUA CONSULTA
(46) 3025-4740
(46) 3025.2720

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino. Ela produz secreções que compõem o sêmen. Dentre as várias doenças que podem atacá-la, as mais comuns são a hiperplasia prostática benigna (HPB ou adenoma prostático) a prostatite e ocâncer de próstata (CA).
A HPB (hiperplasia prostática benigna) é o crescimento benigno dapróstata. Esse aumento progressivo da glândula é natural com a idade, e quase todos os homens terão algum crescimento da próstata, afinal oadenoma prostático é o tumor benigno mais freqüente no homem. Atinge 15% a 20% dos homens com 40 anos de idade, aumentando progressivamente com o envelhecimento, sendo que aos 80 anos, 90% dos homens terão HPB.
Abaixo uma pequena descrição:
O simples aumento da próstata não representa doença alguma se o indivíduo não tiver sintomas. Existem pessoas que têm próstatas grandes e não sentem nada e outros com próstatas menores que sofrem com a doença. A próstata localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra (veja na figura), o crescimento dela pode provocar compressão do canal da urina (uretra) e levar a dificuldades para esvaziar a bexiga. Isso pode provocar dor ao urinar, jato urinário fraco, esforço miccional, demora para iniciar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, acordar várias vezes a noite para urinar, urinar várias vezes ao dia, infecção de urina ou sangramento na urina. Com o tempo, a bexiga vai se estragando, pois tem que lutar contra uma resistência toda vez que a pessoa vai urinar, e deixa de funcionar adequadamente. Em casos mais avançados os rins também são atingidos e podem parar de funcionar.
É importante dizer que próstata grande não precisa de tratamento se a pessoa não tiver sintomas. É comum o indivíduo chegar ao médico desesperado porque a ultrassonografia revelou aumento da próstata. Isso por si só não é doença.
Os sintomas miccionais são primeiramente investigados pelo urologista, pois existem outras doenças que podem causar problemas semelhantes. O médico colhe a história do paciente, faz o exame físico, solicita exames e conclui o diagnóstico.
O tratamento inicial é com remédios que relaxam a próstata ou que e facilitam o esvaziamento da bexiga. Se os sintomas melhorarem e a qualidade de vida da pessoa voltar ao normal, a cirurgia não é necessária. Por outro lado, quando a medicação falha ou em casos mais avançados, é necessário correção cirúrgica do problema.
A cirurgia benigna da próstata, pode ser endoscópica, ou seja, através do canal da urina (uretra). Ou através de um corte na barriga. O que vai determinar uma ou outra é o tamanho da próstata. Para próstatas muito grandes a cirurgia aberta é mais escolhida.