
AGENDE SUA CONSULTA
(46) 3025-4740
(46) 3025.2720

Cirurgia endoscópica transluminal, é um tipo de cirurgia realizada através dos orifícios naturais do corpo, não deixando cicatrizes.
A vagina, reto, boca, estômago, uretra e o umbigo, são os orifícios utilizados para a realização desse tipo de cirurgia, sendo a vagina o orifício mais usado, pois permite realizar uma mínima invasão no abdômen, e fazer os procedimentos necessários.
Hiperplasia prostática benigna é uma condição bastante comum que afeta muitos homens a partir de 50 anos de idade. A glândula da próstata cresce à medida que o homem envelhece. Isso leva a uma compressão da uretra que atravessa seu centro, causando os sintomas de diminuição do jato urinário, aumento da frequência urinária diurna e noturna e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Com a evolução do crescimento da próstata, acaba causando retenção da urina levando ao uso de sonda para urinar.
O tratamento pode ser medicamentoso, com bons resultados. Porém, não são curativos devendo o paciente na maioria das vezes fazer uso contínuo do remédio.
O tratamento definitivo é cirúrgico. A cirurgia aberta (corte) é mais agressiva, recuperação lenta, com risco maior de sequelas. Em alguns casos tem sua indicação, porém pouco utilizada atualmente.
Na cirurgia endoscópica é introduzido uma aparelho pela uretra sob anestesia, onde é visualizada a próstata e realizada ressecção da mesma com alça de eletrocauterização. Isso reduz o volume da próstata a menos da metade, liberando o fluxo de urina.
As vantagens desta cirurgia são a recuperação mais rápida, não ter corte na pele. A cirurgia de retirada total da próstata aberta tem um alto índice de impotência sexual, já a cirurgia endoscópica da próstata não causa impotência porque o nervo da potência passa do lado de fora da próstata e a cirurgia é realizada no miolo da glândula, não sendo possível atingi–lo.
A RTU de próstata é uma cirurgia que pode evitar um dano progressivo do trato urinário, principalmente à bexiga, trazendo benefícios inequívocos a qualidade de vida aos pacientes obstruídos.