
AGENDE SUA CONSULTA
(46) 3025-4740
(46) 3025.2720

Um tumor é um crescimento anormal de células em qualquer tecido do seu corpo. Existem tumores malignos (câncer) e benignos. Um tumor geralmente surge quando as células se subdividem excessivamente no corpo.
O ciclo normal de uma célula é nascer, exercer suas funções em nosso corpo. Quando as celulas perdem sua função ou ficam danificadas, elas morrem, dando lugar a uma nova célula. A divisão celular é rigorosamente controlada pelo nosso organismo, de maneira que tenham sempre novas células substituindo as antigas, sem haver também uma produção excessiva.
O tumor se forma quando, por algum motivo, uma ou algumas células do corpo sofrem uma mutação e deixam de morrer e o organismo não percebe isso. Dessa forma, o corpo continua a produzir novas células, sem que as antigas morram. Isso gera um acúmulo de tecido conhecido como tumor.
Tumores benignos e malignos podem ser graves, a depender do local que crescem e sua capacidade de se espalhar para outros órgãos (metástase). Por isso, às vezes eles necessitam de tratamento e outras vezes não.
Alguns tumores renais são benignos, o que significa que eles não disseminam para outras partes do corpo, embora possam crescer e causar alterações importantes.
Os tumores benignos do rim podem ser tratados pela remoção ou destruição do tumor, pelos mesmos procedimentos usados para os cânceres renais, como nefrectomia radical, nefrectomia parcial, ablação por radiofrequência e embolização arterial. A escolha do tratamento é influenciada por vários fatores, como o tamanho do tumor, sintomas, quantidade de tumores, se os tumores estão presentes em ambos os rins, e estado de saúde geral do paciente.
Os principais tipos de tumores renais benignos são:
-
Adenoma Renal
O adenoma renal é o tumor benigno mais comum nos rins. Eles são pequenos, de crescimento lento, que muitas vezes aparecem em exames de imagem, realizados para diagnóstico de outras doenças. Em casos raros, esses tumores podem vir a se tornar carcinomas de células renais. Como eles são difíceis de distinguir, são muitas vezes tratados como câncer de células renais.
-
Oncocitoma
Os oncocitomas são tumores renais benignos que às vezes podem ter crescimento rápido. Assim como acontece com os adenomas renais, podem, às vezes, serem difíceis de distingui-los dos cânceres renais. O tratamento cirúrgico é recomendado como tratamento principal dos oncocitomas.
-
Angiomiolipoma
Os angiomiolipomas são outro tipo de tumor renal benigno e raro. Eles costumam se desenvolver em pessoas com esclerose tuberosa, uma condição genética que afeta o coração, olhos, cérebro, pulmões e pele. Estes tumores são compostos de diferentes tipos de tecido conjuntivo, como vasos sanguíneos, músculos e gordura.
Assim como o resto dos tumores, o tumor da bexiga aparece na bexiga urinária, especialmente no forro da bexiga. A bexiga é um órgão do sistema urinário , que funciona como um armazém de urina até que é expulso do corpo. A urina, por vezes, podem conter as toxinas que podem desencadear o desenvolvimento necessário das células epiteliais da bexiga.