
AGENDE SUA CONSULTA
(46) 3025-4740
(46) 3025.2720

A incontinência urinária - perda involuntária de urina - é um problema comum e muitas vezes constrangedor. A gravidade varia: em alguns casos, a pessoa não consegue segurar a urina ao fazer esforços como tossir ou espirrar, em outros casos, a vontade de urinar é tão súbita e forte que não dá tempo de chegar a um banheiro.
A incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, afirma a Sociedade Brasileira de Urologia. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa.
Causa um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas. Constrangimento social, mau cheiro etc. O grande problema é o impacto que ela causa. Tornam-se pessoa deprimidas, que perdem suas relações sociais e familiares.
Tipos:
Incontinência urinária de esforço
A incontinência de esforço acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Isso significa que ela terá perda de urina ao espirrar, tossir, rir, levantar algo, subir escadas, fazer atividades físicas, mudar de posição ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse. Ela ocorre frequentemente em mulheres e em homens que tiveram algum tipo de lesão do esfíncter urinário.
Incontinência urinária de urgência
A incontinência de urgência é um desejo de urinar que é tão forte que você não consegue chegar ao banheiro a tempo. Isso pode acontecer mesmo quando você tem apenas uma pequena quantidade de urina na sua bexiga. A síndrome da bexiga hiperativa é a principal causa da incontinência de urgência.
Incontinência urinária por transbordamento
Esse tipo de incontinência ocorre quando a bexiga está sempre cheia, ocorrendo vazamentos. Também pode acontecer de a bexiga não se esvaziar por completo, o que leva ao gotejamento.
Incontinência urinária funcional
A incontinência funcional ocorre quando uma pessoa reconhece a necessidade de urinar, mas está impossibilitada de ir ao banheiro devido a alguma doença ou complicação que a impede de chegar ao banheiro por conta própria.
Incontinência urinária mista
Em alguns casos, os sintomas de incontinência urinária podem se misturar, criando a incontinência mista.
Causas
Certas bebidas, alimentos e medicamentos podem atuar como diuréticos - estimular a bexiga e aumentar o seu volume de urina. Eles incluem:
-
Álcool
-
Cafeína
-
Chá com cafeína e café
-
Refrigerantes
-
Adoçantes artificiais
-
Xarope de milho
-
Alimentos que são ricos em especiarias e açúcar
-
Alimentos muito ácidos e cítricos
-
Uso de medicamentos para doenças cardíacas e pressão arterial, além de sedativos e relaxantes musculares
-
Grandes doses de vitaminas B ou C.
A incontinência urinária pode também ser causada por uma condição médica facilmente tratável, tal como:
-
Infecção do trato urinário
-
Prisão de ventre
-
Estresse emocional.
A incontinência urinária também pode ser uma condição persistente causado por problemas físicos subjacentes ou alterações, incluindo:
-
Gravidez
-
Parto
-
Envelhecimento
-
Menopausa
-
Histerectomia
-
Aumento da próstata
-
Câncer de próstata
-
Obstrução do trato urinário
-
Distúrbios neurológicos, tais como esclerose múltipla, doença de Parkinson,AVC, tumor cerebral ou uma lesão da coluna vertebral.
Sintomas da incontinência urinária
Incontinência urinária de esforço:
-
Liberação involuntária de urina, especialmente ao tossir, espirrar ou rir
-
Vazamento de uma pequena a moderada quantidade de urina.
Incontinência urinária de urgência:
-
Frequente e incontrolável necessidade súbita de urinar
-
Pode vazar uma quantidade de urina moderada a grave, apesar de uma pequena quantidade ser possível.
Incontinência urinária por transbordamento:
-
Vazamento de uma pequena quantidade de urina
-
Jato urinário fraco
-
Necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia
-
Uma necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite
-
Vazamento de urina durante o sono.
Incontinência urinária funcional:
-
A deficiência física ou intelectual o impede a pessoa de ir até o banheiro urinar a tempo. Por exemplo, se você tem artrite severa, você pode não ser capaz de desabotoar sua calça com rapidez suficiente.
Buscando ajuda médica
Você pode não se sentir à vontade em discutir incontinência urinária em uma consulta médica. Mas se o problema é frequente ou está afetando sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda, pois a incontinência urinária pode:
-
Indicar uma condição subjacente mais grave
-
Restringir suas atividades e limitar suas interações sociais
-
Aumentar o risco de quedas em idosos, uma vez que precisam correr para o banheiro.
Tratamento da incontinência urinária
O tratamento da incontinência urinária depende do tipo de incontinência, da sua gravidade e da causa subjacente. Pode ser necessária uma combinação de tratamentos. A equipe média pode sugerir os tratamentos menos invasivos em primeiro lugar e passar para outras opções só se as primeiras técnicas falharem.
Técnicas comportamentais
-
Treinamento da bexiga, para retardar a micção depois que você tem o desejo de ir. Você pode começar por tentar adiar por 10 minutos a cada vez que você sentir vontade de urinar. O objetivo é aumentar o tempo entre as viagens ao banheiro até que você está urinando apenas a cada 24 horas.
-
Micção dupla, para ajudar a aprender a esvaziar a bexiga mais completamente para evitar a incontinência por transbordamento. Micção duplo significa urinar, esperar alguns minutos e tentar novamente.
-
Programadas idas ao banheiro a cada duas a quatro horas em vez de esperar a necessidade de ir.
-
Dieta com controle de fluídos, para recuperar o controle de sua bexiga. Você pode precisar cortar ou evitar o álcool, cafeína ou alimentos ácidos. Reduzir o consumo de líquidos, aumentar o consumo de fibras, perder peso ou aumentar a atividade física também pode aliviar o problema.