
AGENDE SUA CONSULTA
(46) 3025-4740
(46) 3025.2720

A presença de cálculos ou pedras nos rins é uma doença bastante antiga e comum. Existem relatos de cálculos renais em múmias egípcias. Atualmente estima-se que os cálculos renais ocorram em até 5% da população. Até 50% dos pacientes que já formaram cálculos renais podem apresentar novo cálculo em um período de 10 anos.
A causa dos cálculos renais ainda não é conhecida. No entanto, sabemos que existe tendência da ocorrência de cálculos renais em pessoas cujos familiares apresentam cálculos renais sugerindo origem genética para a doença. Infecções urinárias, distúrbios renais e metabólicos também estão relacionados com a formação de cálculos. A desidratação, também pode ser considerada fator de risco para o desenvolvimento dos cálculos renais
Os procedimentos cirúrgicos são várias técnicas cirúrgicas realizadas por via endoscópica, sem a necessidade de incisões cirúrgicas. Estes procedimentos minimamente invasivos são realizados através dos orifícios naturais do corpo.
Para os cálculos ureterais realizamos a cirurgia através da introdução de um endoscópio fino chamado ureteroscópio que é introduzido no ureter e o cálculo pode ser fragmentado e removido com pinças especiais.
Outro procedimento cirúrgico é a cirurgia percutânea, onde realizamos um punção com agulha fina sobre o rim, visualizamos o cálculo que pode ser removido inteiro ou fragmentado. Através destes procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos é possível tratar a maioria dos cálculos renais e ureterais sem a necessidade de cirurgia aberta.