top of page
Tumores malignos de rim, bexiga, testículos e pênis

Os principais cânceres que atingem os órgãos estudados pela Urologia, são:  Próstata, bexiga, rim, testículos e pênis são os principais órgãos que podem ser acometidos pelo câncer na Urologia. Dentre eles, próstata, bexiga e testículos são os mais comuns, representando mais de 90% dos casos de cânceres urológicos.


Câncer de bexiga

O que é bexiga?


É o órgão que armazena a urina produzida pelos rins.

O que é câncer de bexiga?

É uma doença que faz com que tumores malignos cresçam sem controle na bexiga urinária. Depois do câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens. Há três tipos de cânceres na bexiga. O carcinoma de células de transição (é o mais comum e começa nas células do tecido interno da bexiga); o carcinoma de células escamosas (surge nas células delgadas e planas, depois de infecção ou irritação prolongada); e o adenocarcinoma (ocorre nas células glandulares depois de um longo tempo de irritação ou inflamação).

Diagnóstico / Prevenção

O que causa o câncer de bexiga?

A causa exata do câncer de bexiga é incerta, mas fumar é um dos fatores principais que pode levar a pessoa a desenvolver a doença.

Quais os sintomas do câncer de bexiga?
Os sintomas são parecidos com outras doenças do aparelho urinário, como sangue na urina, dor quando está urinando e a constante necessidade de urinar, mas sem conseguir fazê-lo.

Como se detecta o câncer de bexiga?
A doença pode ser detectada por exame de urina, tomografia computadorizada e citoscopia (equipamento com câmera para analisar a bexiga).

Há como prevenir o câncer de bexiga?
Dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras e pobre em gorduras pode ajudar a prevenir o câncer de bexiga. Não fumar também é fundamental para evitar o risco de desenvolver a doença.

Existe algum grupo de risco para o desenvolvimento do câncer de bexiga? 
O grupo com maior probabilidade de desenvolver a doença são os homens brancos com idade avançada.

O câncer de bexiga tem cura?
A cura depende do estágio da doença, da idade e da saúde geral do paciente.

Tratamentos

Quais são os tratamentos para o câncer de bexiga?

Depende do grau da doença, podendo ser cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico, sempre seguindo a necessidade de cada caso. Há três opções de cirurgias: ressecção transuretral (remoção do tumor durante o exame citoscopia); cistotectomia segmentada (retirada de uma parte da bexiga); e cistotectomia radical (retirada completa da bexiga com construção de um novo órgão para armazenar a urina).

Câncer de testículo

O que é testículo?

É um órgão do sistema reprodutor masculino, localizado dentro da bolsa escrotal e responsável pela produção dos espermatozóides e da testosterona.

O que é câncer de testículo?
É uma doença que faz com que tumores malignos cresçam sem controle nos testículos. Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. Pode ser curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

Diagnóstico / Prevenção

O que causa o câncer de testículo?

Alguns fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de testículo, como histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). Na infância, o pediatra precisa verificar se a bolsa escrotal desceu normalmente para os testículos.

Quais os sintomas do câncer de testículo?
O principal sintoma é o surgimento de nódulo duro, geralmente indolor, mas é importante ficar atento a outras alterações, como aumento ou diminuição do tamanho dos testículos, dor na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento dos mamilos. Por isso, é importante a realização do autoexame. Se notar qualquer anormalidade, procure um médico urologista.

Como se detecta o câncer de testículo?
O médico pode solicitar exames de sangue, ultrassonografia e biopsia para diagnosticar a doença.

O câncer de testículo tem cura?
Sim. As chances de cura do câncer de testículo podem chegar a 100% dos casos na fase inicial. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.

Tratamentos


Quais são os tratamentos para o câncer de testículo?
O principal tratamento é o cirúrgico, complementado com Quimioterapia e/ou Radioterapia.

Dúvidas frequentes sobre câncer de testículo

A retirada do testículo afeta a vida sexual e reprodutiva do paciente?
Não, desde que o outro testículo esteja sadio.

Câncer de rim

O que é rim?

Os rins são duas glândulas localizadas nos lados da coluna vertebral. Eles exercem algumas funções vitais para o organismo, como filtrar impurezas, equilibrar a pressão arterial e produzir hormônios e vitaminas.

O que é câncer de rim?
É uma doença que faz as células dos rins sofrerem alterações e começarem a se multiplicar sem controle.

Diagnóstico / Prevenção

O que causa o câncer de rim?

A causa exata do câncer nos rins ainda é desconhecida, mas alguns fatores aumentam os riscos de desenvolver a doença, como tratamento com diálise, histórico na família, hipertensão, fumo, doença renal policística, etc.

Quais os sintomas do câncer de rim?
Dor nas costas, perda de peso, sangue na urina, inchaço das veias ao redor de um testículo, dor abdominal e inchaço do corpo.

Como se detecta o câncer de rim?
Se a doença não se espalhou pelo corpo, ela pode ser diagnosticada por exame físico ou exames como tomografia computadorizada abdominal, hemograma completo e ultrassom do abdômen e dos rins. Mas, se o câncer estiver em outros órgãos, a doença pode ser descoberta pelos exames de cintilografia óssea, tomografia por emissão de pósitrons (PET, do inglês) e ressonância magnética abdominal.

Há como prevenir o câncer de rim?
Não há como prevenir o câncer de rim, mas não fumar, praticar atividade física regularmente e controlar o peso são alguns fatores que podem ajudar a evitar o mal.

O câncer de rim tem cura?
A cura depende do estágio da doença, da idade e da saúde geral do paciente.

Tratamentos

Quais são os tratamentos para o câncer de rim?

O principal tratamento é cirúrgico, mas em alguns casos o tratamento hormonal pode reduzir o crescimento do tumor. Radioterapia e Quimioterapia não são eficazes no combate ao câncer de rim.
 

 

 

HORÁRIO DE

ATENDIMENTO

 

SEGUNDA - SEXTA

DAS 9h às 18h

 

 

ENDEREÇO E FONE:

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon

Rua Silvio Vidal,  175 , sala 101 - Centro médico  Dr Silvio Vidal Centro - Pato Branco|PR

 

Tel: (46) 3025-4740
 

Desenvolvido por Proxymed Gestão e Marketing Médico

www.proxymed.com.br 

MAPA

bottom of page